António Ribeiro Casanova

António Ribeiro Casanova

António Ribeiro Casanova, nasceu no dia 4 de Outubro de 1940,  na freguesia de São Roque Concelho de Ponta Delgada.

Começou a trabalhar aos 11 anos de idade na Tipografia Insular, passando pela serragem da Calheta iniciando assim a profissão de carpinteiro, trabalhou na  extinta empresa, Sociedade Micaelense, por essa altura tentou conciliar o trabalho com os estudos ao inscrever-se no Curso nocturno de Mestre de Obras ministrado pela Escola Industrial de Ponta Delgada, no entanto, não chegou a finaliza-lo pelo facto de se ter tornado doloroso conciliar as 2 tarefas. 

Contudo a determinação e o esforço levaram-no a não desistir da formação escolar. 

Inscreveu-se no Instituto Universal Brasileiro, São Paulo, no curso de Desenho Arquitectónico ( por correspondência), e no Centro de ensino Técnico à Distância no curso de Desenho Industrial, concluindo os cursos com bom aproveitamento.

Percurso Profissional

No seu percurso profissional passou por algumas empresas nomeadamente pela Sociedade Técnica Açoriana, pela MICOL, na qual colaborou na construção do Palácio da Justiça, e pela Techint Italiana a quando da obra da Pol-nalto. 

Ainda colaborador da Techint, mas por conta própria, e a pedido do extinto mestre José Dâmaso, foi encarregue de desmantelar, de numerar pedra a pedra a Ermida da Trindade, anexada à casa do Dr. Caetano de Andrade, e depois  de reerguê-la, tal como havia sido construída, no Beco Jardim António Borges. 

Em 1967, aos 27 anos decidiu “estabelecer-se por conta própria”. Com a denominação António Ribeiro Casanova empresa em nome individual. Na altura a conservação de edifícios foi o “BOOM” de arranque da sua pequena empresa. Tendo de seguida sido a demolição dos Fornos para a construção de casas de banho.

Nunca descurando da sua formação escolar, já pai de 2 filhos, apostou novamente no ensino à distância e fez um mini curso de organização e administração de empresas, outro mini curso de administração e gestão em obra e pelo meio um de decoração.

De 1965 a 1972

Elaboração de projectos e execução de pequenas obras de ampliação e conservação, passando por várias actividades industriais, aqui se incorporam as emblemáticas obras, das quais prevalece na memória de alguns:

De Novembro de 1972 a Julho de 1980

Elaboração de projectos e execução de diversas obras de construção civil, incluindo construção para venda em loteamentos próprios e fabrico industrial de materiais de construção;

Em Janeiro de 1985, a empresa em nome Individual foi desdobrada. Sendo sido constituída a empresa A. R. Casanova & Filhos, Lda, cuja a actividade é o fabrico de produtos em betão para a construção, ficando a empresa António Ribeiro Casanova, empresa em nome individual, com a execução das Obras Públicas e Civis; 

Em Dezembro de 2007 a denominação social da empresa em nome individual foi alterada passando a A.R. Casanova – Construção Civil, Lda.